Portal de Notícias do RN

MENU

Notícias / Geral

Um homem morre a cada dez minutos no Brasil pelo consumo de álcool

Um homem morre a cada dez minutos no Brasil pelo consumo de álcool
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Um homem morre a cada dez minutos no Brasil em razão do consumo de álcool. A afirmação é do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool, CISA, a partir da análise de dados coletados junto ao Ministério da Saúde.

Homens respondem por 76,7% das mortes por uso nocivo de álcool no Brasil em 2020. Foram pouco mais de 50 mil mortes. A faixa etária mais impactada foi de homens com 55 anos ou mais; seguida por 35 a 54 anos.

Leia Também:

Kae Leopoldo, psicólogo do CISA e um dos responsáveis pela análise da pesquisa, destaca que os fatores mudam de acordo com a faixa etária.

O pesquisador lembra ainda que em relação ao consumo abusivo de álcool, um dos padrões mais danosos para a saúde é chamado BPE, "beber pesado episódico", onde o homem ingere muita quantidade de bebida alcoólica de uma vez só.

A cirrose hepática é a principal causa dessas mortes entre a população masculina de todas as idades por causa do consumo de álcool, seguida de acidentes de trânsito, transtorno por uso de álcool, doença cardíaca hipertensiva e violência interpessoal.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )