Portal de Notícias do RN

MENU

Notícias / Geral

Rio Grande do Norte ultrapassa 350 profissionais do Mais Médicos em atividade

Ministra da Saúde realiza uma cerimônia de acolhimento de novos profissionais do programa em Natal neste sábado (21).

Rio Grande do Norte ultrapassa 350 profissionais do Mais Médicos em atividade
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quase 80% dos profissionais do Mais Médicos em atividade no Rio Grande do Norte chegaram em 2023 para ampliar o acesso e o atendimento de qualidade na atenção primária à saúde, a porta de entrada do SUS. Em agenda no estado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realiza uma cerimônia de acolhimento de novos profissionais do programa, que agora totaliza 357 médicos em atuação no Rio Grande do Norte. Com a ampliação, a expectativa é oferecer atendimento a mais de 1,2 milhão de potiguares. A solenidade acontece na capital Natal, no sábado (21). Antes, na sexta-feira (20), em Caicó, a ministra inaugura a nova Policlínica Regional do Seridó e visita a Escola Multicamp de Ciências Médicas.

O reforço no atendimento à população faz parte da retomada do Mais Médicos pelo governo federal. Logo no início desta gestão, o Ministério da Saúde retomou editais que estavam paralisados pela gestão passada, causando desassistência em regiões de maior vulnerabilidade social. Ao todo, a expectativa é que o Mais Médicos tenha, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa vai resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. A pasta atua pela redução da desigualdade na distribuição desses profissionais no país.

A expansão de equipes e serviços vai além da atenção primária, alcançando a atenção especializada. Nesta sexta-feira (20), em Caicó, a ministra Nísia participa da inauguração da Policlínica Regional do Seridó, unidade com foco inicial no atendimento público a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A nova unidade vai beneficiar uma população de 178 mil habitantes de 12 municípios da região. No local, os ambulatórios funcionarão com o ciclo de atenção contínua, que tem como ponto de apoio o médico da família e da comunidade, assegurando o elo entre a atenção primária e especializada.

Leia Também:

Ainda no município de Caicó, Nísia Trindade visita a Escola Multicampi de Ciências Médicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerada a primeira do Brasil com certificação internacional e com conceito 5. A Escola foi criada em 2014 a partir da demanda do programa Mais Médicos e oferece 40 vagas anuais para graduação em Medicina e mestrado profissional.

Fonte/Créditos: Ministério da Saúde

Créditos (Imagem de capa): Marcelo Camargo

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )