O Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGCTI/Ufersa) realizará no próximo dia 29 um encontro com a educadora e pesquisadora Esther Grossi, um dos nomes mais importantes relacionados a ações dirigidas à alfabetização e ao ensino-aprendizagem do Brasil e no mundo.
O encontro, que terá como tema “Alfabetizar-se é nascer de novo” acontecerá no Auditório Amâncio Ramalho, às 19h, será coordenado pelas professoras Karla Demoly e Fátima Lima e tem como público-alvo professores de Mossoró e região interessados na promoção da aprendizagem na educação básica.
“Neste momento em que alfabetizadoras de todo o país se integram ao Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação, mobilizando estados e municípios, a professora Esther Grossi contribui com reflexões sobre a didática partindo da experiência do Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação que coordena. Todos/as podem aprender! Só ensina quem aprende! Estas são premissas defendidas por Esther Grossi e comprovadas em sua experiência dedicada à alfabetização de todos/as em diferentes regiões de nosso país”. Destaca a professora Karla Demoly, uma das coordenadoras do encontro.
O evento é uma ação do PPGCTI/UFERSA, integrante do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) voltado à promoção da Saúde ùnica, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH) e do programa Oficinando em Rede.
SOBRE ESTHER GROSSI
Esther Pillar Grossi é matemática, professora, educadora e política brasileira tendo ocupado o cargo de Secretária Municipal de Educação de Porto Alegre RS no período 1989-1992 durante a gestão de Olívio Dutra. Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul, foi membro titular da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, tendo atuado prioritariamente nas áreas da educação, da cultura e da ciência e tecnologia. É autora de mais de trinta obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização e é colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas em educação, nacionais e internacionais.
Fonte/Créditos: Divulgação
Créditos (Imagem de capa): Jeferson Bernardes/Preview.com
Comentários: