A ReforAMAR comemora, neste mês de julho, seis anos de atuação e impacto social no Rio Grande do Norte. A organização, fundada em 2018 pela engenheira civil Fernanda Silmara nasceu com o sonho de promover dignidade às pessoas através de reformas em lares.
O que começou como um projeto informal de reformas de lares, rapidamente ganhou força e se expandiu, ganhando notoriedade e reunindo voluntários em torno de um propósito comum: “transformar vidas através da reformas de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social”, explicou Fernanda Silmara, fundadora e presidente da ReforAMAR.
Do sonho à realidade
Inspirada pelo tio, que cedeu sua mão-de-obra, e financiada por uma bolsa de estudos que conquistou enquanto aluna do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Fernanda reformou sua casa em 2017 e constatou a transformação em sua vida. Foi essa experiência que a motivou a criar a ReforAMAR no ano seguinte. A precariedade serviu de inspiração para criar um projeto que serviria para reformar lares e instituições do Rio Grande do Norte com amor.
Em 2018, a primeira beneficiada foi Dona Leila, moradora do bairro do Alecrim, em Natal. "Foi uma maravilha, eu não esperava. Minha casa estava muito feia e depois que a ReforAMAR veio ficou linda", comemorou.
Em 2019, a ReforAMAR a partir do impacto das reformas realizadas, expandiu sua equipe de voluntários e reformou oito lares em Natal. No entanto, em 2020, a organização enfrentou um desafio diante das medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, mas manteve seu compromisso social com ações solidárias e emergenciais, além de inaugurar sua sede, consolidando sua institucionalização da ONG.
Em 2021, a ReforAMAR obteve o registro oficial como OSC, o que possibilitou ampliar sua atuação, receber doações e oferecer capacitações na área da construção civil.
Crescimento e reconhecimento
Com centenas de voluntários e mais de 20 reformas realizadas, o projeto amadureceu e expandiu sua atuação em 2022, indo além da reforma de lares e buscando novas formas de promover dignidade e bem-estar.
Em 2023, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU-RN), a ReforAMAR lançou o projeto "São Gonçalo Acessível", reformando uma praça e 10 casas em São Gonçalo do Amarante.
O reconhecimento do trabalho da ReforAMAR veio em 2024, com a declaração de utilidade pública pela Prefeitura do Natal e a obtenção do selo ONG Verificada pela Certificadora Social.
Números que inspiram
Em seis anos de história, a ReforAMAR contabiliza:
- Mais de 40 lares e instituições reformadas
- 900 voluntários engajados
- 60 ações sociais
- Mais de 5 mil vidas impactadas
"Como profissional da arquitetura pude desenvolver habilidades e competência que não vi na faculdade. Sinto que consegui aplicar meus conhecimentos para mudar a realidade do mundo, ajudando a transformar lares de famílias carentes. É gratificante.", conta Diego Barreto, arquiteto e voluntário da organização há 2 anos.
Sobre a ONG ReforAMAR
A ReforAMAR é uma organização não governamental sem fins lucrativos formada por pessoas que se uniram com o propósito de transformar vidas através da reformas de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social.
Nesse mesmo ano, a ReforAMAR reformou outras três residências e o Lar da Vovozinha, instituição que atende idosos em Natal.
Fonte/Créditos: Divulgação
Créditos (Imagem de capa): Divulgação
Comentários: