Portal de Notícias do RN

MENU

Notícias / Geral

Enem dos concursos públicos: saiba o que muda nos processos seletivos

Governo Federal deve oferecer 7.826 vagas na administração e autarquias federais em 2024.

Enem dos concursos públicos: saiba o que muda nos processos seletivos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma grande novidade deve mudar o cenário dos concursos públicos no Brasil. O anunciado “Concurso Nacional Unificado” pelo governo federal promete ser um "Enem dos concursos públicos", que deve oferecer 7.826 vagas na administração e autarquias federais em 2024.

O objetivo do Ministério da Gestão é criar um sistema unificado parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, diversos processos seletivos diferentes poderão usar a nota do candidato para acesso às vagas – assim como as faculdades e universidades de todo o país usam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional.

Os órgãos do governo federal interessados em aderir ao Concurso Nacional Unificado devem manifestar interesse de forma voluntária até o dia 29 de setembro. A realização da prova está prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024 em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia - a primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, já a segunda parte terá questões específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril.

Leia Também:

Na opinião do coordenador dos cursos de Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), José Orcélio do Nascimento, a iniciativa do governo é boa e deve fazer sucesso.

“A iniciativa é boa, pois para estudar hoje para um concurso público, os candidatos precisam de tempo, preparo e recursos. A proposta facilita a situação de um aluno candidato que mora no interior, por exemplo, e precisa se locomover até um grande centro para realizar uma prova de concurso. Com a possibilidade do Concurso Nacional Unificado, o candidato pode ir para um local mais próximo, gastando menos e podendo participar de mais de um concurso”, opina.

Além da possibilidade de os candidatos poderem fazer uma só uma prova e serem avaliados para várias carreiras, o docente acredita que a administração pública também ganha com a nova forma de avaliação, tendo candidatos mais preparados.

“Para todo concurso é essencial ter preparação, independente da sua área de formação. Os concursos, por analogia, parecem muito com esporte de alto rendimento, sem treino, o candidato não vence a competição. Além disso, é preciso ter alguém que indique um caminho, como se fosse um técnico, indicando materiais de qualidade, cursos e técnicas de preparação”, recomenda aos candidatos.

Fonte/Créditos: DIVULGAÇÃO

Créditos (Imagem de capa): Imagem de Freepik

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )