Portal de Notícias do RN

MENU

Notícias / Geral

Em seis meses, 843 quilos de cabos de telecomunicações irregulares da rede de postes foram removidos em Mossoró

Em seis meses, 843 quilos de cabos de telecomunicações irregulares da rede de postes foram removidos em Mossoró
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Nos primeiros seis meses de 2023, a Neoenergia Cosern extraiu 843,5 quilos de cabos e equipamentos diversos de telecomunicações instalados à revelia na rede da distribuidora no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Esse quantitativo é 16% maior que o total retirado no mesmo intervalo de tempo de 2022.

A retirada desses itens integra a Operação Ordenamento, e é necessária para garantir mais segurança à população, reduzir a poluição visual e identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações que geram um sobrepeso à estrutura dos postes.

Leia Também:

“Intensificamos nossas ações de ordenamento de cabos em toda a área do município de Mossoró e extraímos uma quantidade significativa de cabos e outros equipamentos de telecomunicações instalados em nossa rede de postes sem autorização prévia. Esses cabos colocavam em risco a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregavam os postes e poluíam visualmente o ambiente”, destaca Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern em Mossoró.

No mesmo período, em todo o estado, a distribuidora removeu 10,7 toneladas desses equipamentos - 154% superior ao mesmo período de 2022.

A Operação Ordenamento continua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116 ou pelo e-mail usomutuo.cosern@neoenergia.com 

Como se regularizar

As empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.

As irregularidades identificadas pela Neoenergia Cosern durante a fiscalização são tratadas da seguinte forma:

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

Comentários:

MAGNOS ALVES

Publicado por:

MAGNOS ALVES

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )