O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli anulou a decisão que declarou o juiz federal Eduardo Appio suspeito nas ações da operação Lava Jato. O ministro também suspendeu o processo disciplinar contra Appio que corria na Corregedoria-Geral do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediada em Porto Alegre.
A suspeição acontece quando o juiz não pode julgar determinado caso por ter relação com uma das partes.
Toffoli lembrou que Eduardo Appio foi considerado suspeito porque ele teria decidido em processos que estavam suspensos pelo então ministro Ricardo Lewandowski. Outro argumento é que Francisco Appio, pai de Eduardo, estaria na planilha da Odebrecht.
Na decisão, o ministro Toffoli afirmou que as planilhas foram descartadas como provas. Além disso, apontou que o relator do processo no TRF, Loraci Flores, também decidiu em ações que estavam paralisadas por determinação de Lewandowski, o que o tornaria tão suspeito quanto Appio.
Toffoli afirmou ainda que o procedimento disciplinar contra Eduardo Appio deveria ser analisado pelo CNJ, como ocorre com os casos dos desembargadores Loraci Flores e Marcelo Malucelli e da juíza Gabriela Hardt.
Eduardo Appio foi afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba em maio deste ano, após ter supostamente ligado para o filho do desembargador Marcelo Malucelli.
Fonte/Créditos: Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília
Créditos (Imagem de capa): Divulgação/Justiça Federal do Paraná
Comentários: