Portal de Notícias do RN

MENU

Notícias / MOSSORÓ

Após gestão Allyson recusar TAC, MP move ação para implementar escolha democrática dos gestores das escolas

Segundo o MP, a tentativa mais recente de acordo para implementar um processo de escolha democrático foi em agosto de 2023, sendo recusada pela Prefeitura de Mossoró.

Após gestão Allyson recusar TAC, MP move ação para implementar escolha democrática dos gestores das escolas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou na Vara da Infância e Juventude de Mossoró uma ação civil pública (ACP) para assegurar a a gestão democrática na rede pública municipal de ensino.

Não há, em Mossoró, uma legislação específica para a regulamentação da gestão democrática, de maneira que o processo de escolha dos gestores escolares se resume a uma indicação arbitrária da Prefeitura.

Com a medida, o MPRN quer que o Município de Mossoró seja condenado a adotar as medidas necessárias para regulamentar e implementar essa gestão democrática, por meio de uma legislação municipal, dentro de um prazo máximo de 120 dias. Isso visa assegurar o cumprimento da meta 19 do Plano Municipal de Educação (2015-2025) e do Plano Nacional de Educação (2014-2024).

Leia Também:

As medidas propostas incluem a apresentação de uma minuta de resolução ao Conselho Municipal de Educação (CME); a realização de eventos públicos para debater o conteúdo da minuta; o encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal de Mossoró; a implementação dos institutos de gestão democrática; e a capacitação da rede pública de ensino para incorporar os institutos de gestão democrática no cotidiano das escolas.

Gestão escolar democrática

A gestão escolar democrática é uma forma de organização que prioriza a participação coletiva na tomada de decisões. Nesse modelo, todos os atores da comunidade escolar – gestores, professores, pais e alunos – se envolvem ativamente no processo de escolha. Isso torna a escola um espaço horizontal e aberto ao diálogo, facilitando o acompanhamento do desempenho escolar dos estudantes e o desenvolvimento de suas competências intelectuais e emocionais.

Tratativas extrajudiciais com a gestão municipal

Desde 2018 o Ministério Público vem pleiteando medidas administrativas para sanar possíveis violações ao princípio democrático no processo de escolha de gestores das escolas da rede pública municipal de ensino. No entanto, não houve mudanças significativas no cenário.

A tentativa mais recente, em agosto de 2023 foi recusada pelo Município. Na época, o MPRN, vislumbrando a possibilidade de firmar um acordo para solucionar o impasse, apresentou uma proposta no formato de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Seleção

A realização de eleições diretas nas escolas foi uma das promessas quebradas pelo prefeito Allyson Bezerra. No lugar das eleições, ele lançou uma seleção para Diretor de Escola em que os cargos comissionados poderão participar. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro.

Fonte/Créditos: MPRN

Créditos (Imagem de capa): Cedida

Comentários:

MAGNOS ALVES

Publicado por:

MAGNOS ALVES

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )